Ao entrar em contato com diversas touchscreenss você já deve ter notado a diferença de sensibilidade e a variação de tecnologia que estas telas apresentam.
Isso se deve pelo fato de hoje no mercado estarem disponíveis dois tipos de telas, as resistivas e as capacitivas.
Entenda essa diferença:
Telas Resistivas:
"Telas resistivas são compostas por várias camadas de material, e, entre estas camadas, duas camadas de material condutor de eletricidade. Conforme pressionamos a tela, estes materiais fazem contato, e, através do conceito de divisor de tensão, podemos saber a sua posição em coordenadas X-Y. Telas mais recentes também conseguem sentir a intensidade do toque, e, assim, saber se o objeto que a está tocando é uma Stylus ou um dedo." (Podemos citar o Samsumg Corby como um dispositivo que faz o uso desse tipo de tela).
Telas Capacitivas:
"Telas capacitivas funcionam de uma maneira diferente: o material da mesma (normalmente um óxido fraco) é alimentado com uma pequena tensão, de modo a acumular energia (efeito conhecido como capacitância). O nosso corpo também é um capacitor, e, quando em contato com a superfície, retira alguns elétrons da mesma (ou doa!), assim sendo detectada a posição do toque. Como a mesma trabalha com troca de elétrons, canetas Stylus normais não funcionam, somente os dedos ou canetas especiais (em contraste com a resistiva, onde qualquer objeto é capaz de fazer as duas camadas condutoras se tocarem). A precisão deste tipo de tela é praticamente 100%, ela é de alta durabilidade, mas não pode trabalhar em ambientes muito frios ou quentes.“ (Podemos citar o iPhone como exemplo de gadget que faz uso dessa tecnologia).
Ambas as telas são ótimas e contam com seus prós e contras, então cabe apenas a você decidir entre uma!
Nenhum comentário:
Postar um comentário